1_pmdb_1217.jpg.g

Em favor da candidatura própria, o PMDB de Minas Gerais realizou, na manhã do dia 23 de novembro, em Montes Claros, o 11º Encontro Regional do Partido.

O evento contou com a presença do presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado Federal Saraiva Felipe, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, do senador e pré-candidato ao governo pela sigla, Clésio Andrade, do deputado estadual e anfitrião da reunião, Tadeu Martins Leite, do deputado federal Newton Cardoso, dos deputados estaduais Adalclever Lopes, Ivair Nogueira e Cabo Júlio, do filho do ex-vice-presidente da República, empresário Josué Alencar, do ex-presidente do PMDB, Armando Costa, do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, do vice-prefeito do município, José Vicente, do diretor da CODEVASF, Dimas Rodrigues, do pré-candidato a deputado federal em 2014, Newton Junior, e lideranças de mais de 60 municípios do norte do Estado.

Sinalizando a importância da reorganização partidária, Saraiva deu início à reunião, pedindo que os municípios instituam comissões provisórias nas localidades em que não existam estruturas peemedebistas e que, aonde houver comissões, que sejam realizadas convenções municipais.

“É necessário que o Partido se reestruture, pois 2014 é ano de eleição. Precisamos de delegados para votar na convenção que decidirá o nome do candidato ao governo. Apenas os diretórios municipais ativos possuem delegados aptos a votar. O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, estipulou que, até o fim do ano, sejam realizadas as convenções municipais”.

Saraiva ressaltou também a necessidade de o PMDB lançar candidatura própria nas próximas eleições. De acordo com ele, Minas Gerais tem sofrido com inúmeros problemas no que diz respeito à saúde, educação e segurança.

“O Estado está necessitado de mudanças urgentes e propostas que valorizem o povo mineiro. Até o momento, temos, como nome à disposição para levar este projeto à frente, o senador Clésio Andrade. Tenho convicção que ele tem se preparado para melhorar as condições nas quais Minas se encontra”.

Com discurso afinado ao do presidente Saraiva, o ministro Antônio Andrade também discursou a respeito da necessidade da candidatura própria do PMDB ao governo de Minas. Segundo conta, o crescimento do PMDB nas eleições municipais do ano passado darão a sustentação que o senador Clésio Andrade necessita para a vitória do Partido, em 2014.

Andrade sinalizou que os deputados do PMDB estiveram próximos de suas bases em todo o mandato, defendendo o interesse do povo mineiro e isso faz com que todos estejam prontos para disputar e vencer as eleições, tanto no plano federal, quanto estadual.

O ministro aproveitou para tecer críticas ao governo estadual, ressaltando que, infelizmente, o governo tem iludido a população de Minas no que tange à realização de obras. Segundo Antônio Andrade, todas elas são realizadas através de recursos vindos do governo federal.

“Como ministro, tenho percorrido o território brasileiro de norte a sul e garanto que o estado em que há a maior dificuldade de divulgação das nossas ações é Minas Gerais”.

Tadeu Martins Leite, anfitrião do evento, também sinalizou a importância da candidatura própria do PMDB ao governo do Estado.

“Acredito que a população se cansou da polarização entre PSDB e PT. O PMDB chega com nomes fortes, grandes e com muita qualificação para fazer uma discussão, em parceria com o Governo Federal, e trazer recursos que o norte-mineiro tanto precisa. Nós confiamos muito nos nomes que temos para melhorar e resolver de vez os problemas que temos na nossa região, como a questão da seca, das rodovias, das barragens, dentre outros temas importantes”.

Em sua primeira apresentação ao interior do Estado como filiado ao PMDB, Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente da República, falou sobre seu apreço pelo Partido, pelo carinho e gratidão de seu pai pela sigla e declarou aos presentes ter entrado para a política não para ser candidato a algum cargo, mas para trabalhar em favor da melhoria nas condições da vida da população.

Encerrando a reunião, o pré-candidato ao governo pelo PMDB, senador Clésio Andrade, apresentou à militância peemedebista quais áreas necessitam de atenção prioritária em Minas Gerais. De acordo com ele, sua candidatura se apresenta como uma terceira via aos mineiros. Disse acreditar que o PMDB tem condições de transformar o Estado e pediu a colaboração de toda a militância presente para que o projeto de vitória para o governo de Minas seja cada vez mais real e viável.

Discorreu sobre os problemas graves na segurança, destacando que é preciso trabalhar um projeto alternativo, no qual a polícia seja valorizada.

“Hoje, nossos policiais correm atrás dos mesmos bandidos em todo o Estado. São mais de 17 mil mandados de prisão não cumpridos. É necessário construir mais penitenciárias para o recolhimento desses criminosos”.

Clésio Andrade falou também a respeito da saúde deficiente de Minas, principalmente do norte do Estado, que é carente no que diz respeito a equipamentos e hospitais com condições de atender à população.

“Aumentar o número de médicos disponíveis é fundamental, mas precisamos também de mais equipamentos de qualidade, para que os diagnósticos sejam cada vez mais precisos”.

Apontou também a questão de miséria à qual os municípios da região estão sujeitos, devido à falta de contribuições relacionadas ao Fundo de Participação do Município – FPM.

Em relação à educação, o senador falou da falta de valorização do educador, lembrando que, em Minas Gerais, os mesmos não ganham nem o piso salarial nacional proposto.

Clésio encerrou a reunião falando a respeito da seca do norte de Minas. Segundo o pré-candidato, hoje, a transposição do rio São Francisco tem sido realizada em milhares de quilômetros.

“O rio São Francisco passa primeiramente em Minas. Por que não fazer canais para distribuir água para os municípios da região? A chuva não depende de nós. Considero as barragens fundamentais, mas precisamos de soluções definitivas que alimentem as barragens quando as chuvas não vierem”.

A próxima reunião do partido será realizada no dia 15 de dezembro, no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.

Assessoria de Comunicação PMDB-MG