Reunião Solene marca início dos trabalhos da ALMG em 2018

1238013

Uma Reunião Solene no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) marcou nesta quinta-feira (1º), os trabalhos parlamentares em 2018. A solenidade foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Adalclever Lopes que instalou a 4a. Sessão Legislativa da 18a. Legislatura.
Cada sessão legislativa corresponde a um ano e a legislatura é o período de quatro anos para o qual os deputados são eleitos. A 4ª Sessão Legislativa é a última da 18ª Legislatura, que se encerra no dia 31/1/19. Em 1° de fevereiro de 2019, acontece a posse dos novos parlamentares que serão eleitos ainda em 2018.

Durante o seu pronunciamento, Adalclever Lopes destacou que a abertura da sessão legislativa inaugura um importante capítulo na história do Parlamento mineiro, marcado, segundo ele, pelo compromisso com o amadurecimento da democracia brasileira.

O presidente também ressaltou a conquista da harmonia na Casa e agradeceu aos colegas deputados. “Eles já demonstraram, em inúmeras vezes, respeito aos princípios do diálogo, do entendimento e do voto. Também demonstraram compreensão com o momento crítico pelo qual passa o Estado”, observou. “Em 2018, continuaremos com nossa abertura à participação popular, encaminhando soluções democráticas para os conflitos sociais”, reiterou.

Antes do início da solenidade, Adalclever Lopes conversou com a imprensa e fez questão de deixar bem claro que o ano eleitoral não vai prejudicar o andamento dos trabalhos legislativos e que a Assembleia terá como prioridade a fiscalização dos outros Poderes e a redução dos gastos.
Questionado sobre a parceria com o Executivo para aprovação de matérias que possam ajudar na recuperação financeira de Minas Gerais, ele disse que o Legislativo tem a obrigação de atuar da melhor maneira possível para ajudar o governo estadual, independentemente da questão partidária, mas sempre com independência, analisando os projetos do governo como todos os outros.
“O resultado não é aquilo que o governo ou a oposição quer; sempre sai diferente, porque tem que ser um entendimento coletivo da Assembleia, como sempre fazemos”, destacou Adalclever Lopes.

Também participaram da solenidade outros deputados estaduais, o deputado federal Weliton Prado (Pros-MG), que representou o Congresso Nacional, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), desembargador Herbert José Almeida Carneiro, além de secretários de Estado, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado, entre outras autoridades.