Audincia Pblica Nova Porteirinha 01 - Foto Lus Alberto Caldeira

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite (PMDB), colocou a SEDRU à disposição para ser um dos órgãos interlocutores junto ao Ministério da Integração Nacional pela retomada das obras de tubulação do canal de irrigação do Gorutuba. A decisão foi anunciada durante audiência pública sobre o assunto promovida pela Câmara Municipal de Nova Porteirinha.

A Barragem do Bico da Pedra, que serve de irrigação para o Projeto Gorutuba, abastece cerca de 80 mil habitantes das cidades de Janaúba e Nova Porteirinha. A reforma estrutural, que vai permitir a transformação do sistema de condução de água de canais abertos, implantados há mais de 30 anos, para o sistema de tubulação, tem como objetivo dinamizar a distribuição, evitar o desperdício e proporcionar a economia de água.

Os recursos de R$ 57 milhões necessários para implantação de 56 mil metros de tubulação, nesta primeira fase do projeto, foram assegurados em 2014 pelo PAC II, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executados através de repasse pela Codevasf. Entretanto, as obras foram paralisadas há cerca de três meses devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo Governo Federal.

O secretário Tadeu Martins Leite, afirmou que será um interlocutor junto ao Governo Federal pela liberação dos recursos e que a Sedru será parceira desta pauta. “O sistema de distribuição de água do perímetro irrigado apresenta sinais de desgaste, escoamento lento de água e vazamentos que estão desperdiçando cerca de 40% da água captada na barragem, não podemos permitir que isso ocorra” afirmou.

“A falta d’água é um problema que estamos enfrentando em todo o Estado e, sobretudo, no Norte de Minas, e um dos motivos de não ter sido resolvido ainda, é infelizmente, a falta de uma política de saneamento no Estado. É este dever de casa que nós vamos fazer, a Sedru está coordenando a elaboração desta política que vai garantir melhores de abastecimento de água para os produtores e consumo humano”, concluiu o secretário.