09-05 Segurança em Betim é tema de audiência

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, nesta terça-feira (08), uma audiência pública para discutir a falta de segurança em Betim, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. O deputado Ivair Nogueira (MDB), levou importantes questões para serem debatidas na comissão. Segundo o parlamentar, segurança pública deve ser encarada como um conjunto de ações entre a sociedade, o município e o Estado.

Na ocasião, o deputado apresentou requerimentos e pedidos de audiência que versam sobre o tema a fim de amenizar a situação no município. “Hoje chegamos a uma situação caótica. A violência tem aumentado em Betim, a criminalidade está alta e a população está em pânico”, disse Ivair. O parlamentar ainda lembrou que faz cobranças ao governo.

“Precisamos aumentar o contingente policial. Temos uma defasagem de mais de 300 policiais e o governo está se comprometendo a liberar 120, que estariam disponíveis dentro de quatro meses”, reforçou o parlamentar.
O fechamento de duas companhias de polícia na cidade também foi tema da audiência. Ivair disse que o fechamento das companhias do bairro Alterosas e do bairro PTB é inadmissível. “Juntamos a comunidade e fizemos manifestações e hoje temos uma sinalização por parte do governo de que as companhias não serão fechadas”, contou.

Outra preocupação do parlamentar é o modo como a segurança pública é estruturada. Segundo ele, para resolver o problema não é preciso somente aumentar o contingente. “É dever do Estado, mas é uma obrigação do município e do governo federal trabalhar em conjunto para melhorar a segurança em Betim e em Minas.