seminario-concentizacao-cancer-empoderamento-e-superacao-ph-jessen-peixoto-2-1

Debater a importância das campanhas de prevenção dos cânceres de mama e próstata. Este foi um dos assuntos tratados pelo seminário “Conscientização: câncer, empoderamento e superação” realizado em Belém do Pará – PA, no último dia 24. Promovido pela União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, o seminário contou com a presença da presidente da Secretaria da Mulher da Unale, deputada Celise Laviola (PMDB – MG).

Para a parlamentar, que tem como uma das áreas de atuação, a promoção do empoderamento da mulher, temas como estes são fundamentais para criar, na sociedade, uma cultura de prevenção. “Debatemos com parlamentares, gestores da saúde, membros da comunidade acadêmica e organizações da sociedade civil, formas de aprofundar o entendimento sobre enfrentamento, recursos e orientações sobre saúde, a fim de contribuir para o fortalecimento dos debates nas Casas Legislativas em todo Brasil”, explicou.

De acordo com Celise, é preciso trabalhar para garantir informações e tratamento adequados para as vítimas da doença. “Nosso objetivo, com a realização deste seminário, é reforçar ações de prevenção do câncer, que, quando diagnosticado de forma precoce, pode ser tratado, aumentando as chances de cura, além de levar, para outras regiões do país, estratégias de concretização e empoderamento, para que a prevenção se torne aliada e a superação seja revestida de informação e conhecimento”, disse Laviola.

Entre os palestrantes convidados estiveram os médicos urologistas Ricardo Tuma, do hospital Ophir Loyola, referência no tratamento de câncer na região Norte e Antônio Carlos Pompeu, professor da faculdade de medicina do ABC e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Urologista, além da Consulesa da França, Alexandra Loras e do médico-psiquiatra e consultor organizacional, Roberto Shinyashiki.

Estatísticas

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum de tumor entre mulheres no Brasil e no mundo, estando atrás, somente, do câncer de pele não melanoma, totalizando 25% dos novos casos a cada ano. Estatística seguida pelo câncer de próstata. Dados do Instituto revelam que a estimativa para 2016 é de 61.200 novos casos. Ainda segundo o Inca, somente em 2013, 13.772 homens morreram em decorrência da doença.

Educação

Na última quinta-feira, 1º de dezembro, a Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da Assembleia se reuniu para discutir e votar proposições. Um dos projetos tratados, de autoria do deputado Thiago Cota (PMDB), torna obrigatória a implementação de medidas com fins educativos para reparar danos causados ao ambiente das escolas do Estado.

A relatora do PL 3.003/15, deputada Celise Laviola (PMDB) conferiu parecer favorável à proposição que foi aprovada, em primeiro turno, na forma do substitutivo nº 2, apresentado na ocasião. “Este projeto versa sobre a segurança dos profissionais nas escolas. A violência também tem crescido no ambiente escolar. Este projeto prevê formas de punir o aluno que se exceda”, explicou. A matéria deve ser apreciada, agora, pelo plenário da Assembleia.