doador-de-orgaos02

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos e até o dia 30 a Assembleia Legislativa de Minas Gerais estará participando da campanha Brasil Verde, uma iniciativa voltada para a conscientização da importância da doação. A parede de mármore do Palácio da Inconfidência, localizado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Hall das bandeiras), será iluminada com a cor verde que representa uma nova vida que o transplante de órgãos proporciona.

Durante o mês de setembro, diversas instituições e monumentos serão iluminados com essa cor, chamando a atenção da sociedade para a importância do ato. A iniciativa é da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), do Ministério da Saúde e do Complexo MG Transplantes, órgão responsável por coordenar a política de trasplantes de órgãos e tecidos em Minas Gerais.

Segundo o diretor do Complexo MG Transplantes, Omar Lopes Júnior, a campanha é muito importante para manter o tema em evidência e para que as pessoas discutam entre si sobre a necessidade da doação de órgãos e esclareçam as dúvidas em relação ao assunto. De acordo com Omar, alguns mitos acabam inviabilizando a doação, como por exemplo o receio da mutilação do corpo para a retirada dos órgãos prejudicando a realização do velório. “Isso não acontece. O corpo é reconstituído após a retirada dos órgãos, sem marca aparente”, observou Omar.

Além da conscientização da população, o MG Transplantes também tem outro desafio: aumentar a taxa de notificação de potenciais doadores. Para isso é necessário melhorar o quadro geral da saúde no Estado, já que muitos hospitais não têm condições de diagnosticar morte encefálica. Um doador que teve morte encefálica pode salvar ou melhorar a qualidade de vida de até 14 pessoas que estão na fila de espera.