24_11

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite (PMDB), foi eleito vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNHSDU), durante reunião da Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação (ABC) realizada em Brasília na última semana.

A nova diretoria da FNHSDU é formada pelo secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, eleito presidente, e cinco diretores que representam as regiões do Brasil. “Temos a intenção de utilizar este Fórum para aprofundar a discussão da habitação e apontar os desafios para política habitacional do país, com respeito às especificidades de cada região. Com isso, queremos fomentar nos Estados, Municípios e no Governo Federal a ampliação dos programas habitacionais e de regularização fundiária” disse o secretário Tadeu Martins Leite.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), juntamente com a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab- MG) , é a responsável em desenvolver a política de habitação no Estado e realizar investimentos nesta área através de parcerias com os municípios mineiros e com os programas do governo federal para habitação de interesse social.

Na primeira reunião após a eleição da nova diretoria foram debatidos temas que visam fortalecer a participação dos gestores na discussão do Programa Minha Casa Minha Vida 3, além de contribuir para a atuação política das entidades junto ao Ministério das Cidades. Entre os assuntos debatidos na reunião, destaca-se a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50 que contempla cidades abaixo de 50 mil habitantes e as inovações e aplicabilidade do FGTS no Programa MCMV.

ABC

A Associação Brasileira de Cohab’s e Agentes Públicos de Habitação é uma entidade nacional que apoia e articula os setores que promovem a habitação de interesse social nos estados e municípios. O principal objetivo dessa articulação é enfrentar o grande déficit habitacional, nos seus aspectos quantitativos e qualitativos, que atinge a população de baixa renda.

FNHSDU

O Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano – FNSHDU visa à unificação de esforços dos secretários responsáveis pelos setores de habitação e de desenvolvimento urbano, nos Estados, Distrito Federal e Municípios. Seu objetivo principal é fortalecer políticas sustentáveis e transparentes, que possam ser aplicadas por todos os entes da Federação, com foco voltado para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros.