Reunião Ordinária

O deputado estadual Tadeu Martins Leite, do PMDB, foi reeleito com 47.535 votos para seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Estudante de Direito, tomou posse pela primeira vez no cargo em 2011 aos 23 anos de idade como o deputado mais jovem da história do Estado. Apesar de ser o mais novo entre os 77 deputados que compõem o parlamento mineiro, Tadeu Martins Leite teve um destacado papel na atual legislatura, assumindo funções importantes em comissões como Esporte, Lazer e Juventude, onde foi vice-presidente; Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social; Comissão Extraordinária da Copa do Mundo; Comissão de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e Comissão Extraordinária de Integração ao Parlamento Mercosul.

Tadeu Martins Leite já tem serviços prestados nas áreas da saúde, educação, cultura, infraestrutura, esporte e lazer. Como parlamentar, defendeu importantes pautas das regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, destinando 178 emendas que beneficiaram 62 cidades e que possibilitaram, por exemplo, a compra de 40 veículos para as áreas de saúde e ação social, ambulâncias, construção de praças, asfalto, quadras poliesportivas, equipamentos médicos e odontológicos, e a instalação ou licitação de 55 academias ao ar livre.

Atuante na Assembleia, o deputado Tadeu Martins Leite sempre se posicionou na defesa dos direitos dos professores e demais funcionários públicos de Minas Gerais. Cobrou posições do governo em defesa dos professores a favor do reajuste do subsídio das carreiras do grupo de atividades de Educação Básica e lutou pela não aplicação da Resolução 2.253/2013, que permitiria que a Educação Física fosse ministrada pelo regente de turma. Defendeu a valorização do profissional de Enfermagem; cobrou também maior investimento na luta de combate ao crack em todo o Estado; indicou mais de 100 mil reais para o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Miliar; Votou a favor do fim do voto secreto (PEC 3/2011); votou a favor da valorização da carreira dos Defensores Públicos (PLC 57/2014); foi um dos defensores dos policiais civis durante a tramitação do PLC 23/2012; presidiu a comissão especial de que analisou a PEC 21/2011 e a aprovou, criando assim o Dia dos Gerais – Movimento Catrumano.

Foi coautor de uma importante emenda ao PLC 59/2014, que suspende os prazos processuais, sem prejuízo do funcionamento normal dos órgãos do Judiciário, possibilitando assim férias aos advogados, uma antiga reivindicação da classe. Criticou o Governo do Estado pela falta de infraestrutura e investimentos no Conservatório de Música Lorenzo Fernandes, com a realização de audiência pública e destinação de emendas parlamentares. Trabalhou pela nomeação de novos servidores para o Corpo de Bombeiros; reivindicou melhorias e ampliação no aeroporto da cidade de Montes Claros; pediu agilidade, ao Governo Federal, na duplicação da BR-251; participou de várias discussões do Estatuto da Juventude no Estado; entre várias outras ações que terão continuidade em seu segundo mandato como deputado estadual.