1_pmdb_1203.jpg.g

O deputado estadual Tadeu Martins Leite (PMDB) presidiu na manhã desta terça-feira (22/10) a primeira reunião da Comissão Extraordinária de Integração ao Parlamento do Mercosul, instituída pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A comissão tem como objetivos fortalecer a participação de Minas Gerais no Mercado Comum do Sul, através do acompanhamento da consolidação do Parlasul (Parlamento do Mercosul), do desenvolvimento de iniciativas de intercâmbio entre o Legislativo mineiro e as demais representações democráticas do Cone Sul e do estreitamento de relações entre empresários e entidades representativas de Minas Gerais com seus pares da Argentina, Uruguai e Paraguai e Venezuela, este último em fase de adesão. A comissão é composta ainda pelos deputados Gustavo Valadares (PSDB), Tiago Ulisses (PV) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

“A consolidação e fortalecimento do Mercosul é de importância estratégica para a economia brasileira no mundo globalizado, e, além de acompanhar o Parlasul e o próprio Mercado Comum, temos de trabalhar para que Minas Gerais tire o maior proveito possível desta parceria”, destacou o deputado Tadeu Martins Leite, para quem existem ainda muitas oportunidades de negócios a serem exploradas pelos empresários mineiros.

O deputado disse que estuda inclusive a possibilidade de promover eventos nas principais cidades de Minas Gerais para possibilitar uma aproximação e maior intercâmbio com empresários e associações representativas dos países que compõem o Marcado Comum. “Tem gente em Minas produzindo mercadorias que podem ser interessantes para os mercados da Argentina, Uruguai ou Paraguai, e eles também podem ter produtos específicos que talvez compensem importar”, lembra Tadeu Martins Leite.

No encontro desta terça-feira, foram apresentadas propostas de trabalho e iniciada definição do cronograma das atividades, que deverá ser aprovado no próximo dia 5 de novembro, quando acontecerá nova reunião ordinária.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Tadeu Martins Leite (PMDB-MG)