DSC_0105

Desde o dia 7 de março, as Câmaras Municipais estão mobilizando os monitores e os estudantes do ensino médio na participação no Parlamento Jovem 2018, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com o Legislativo Municipal.

O deputado Thiago Cota ressaltou a importância do Parlamento Jovem na formação politica e cidadã dos estudantes mineiros. O deputado, autor da Lei estadual n° 22.439/16, que garante direito à amamentação em locais públicos e privados no Estado, citou durante a reunião da Comissão de Educação da ALMG a importância do tema escolhido para este ano. Para Thiago Cota, a violência contra a mulher tem também outras formas. Uma delas é a pouca taxa de ocupação nos espaços de poder, inclusive na política.

Uma conquista importante para o enfrentamento da violência contra a mulher foi a promulgação da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340, de 2006), que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar e estabelece medidas de assistência e proteção. Apesar desse avanço, os dados continuam alarmantes.

Um outro aspecto dessa temática é a persistente situação da desigualdade entre os gêneros, nos diversos aspectos da vida social, apesar da relevância das muitas conquistas dos movimentos feministas: a sub-representação feminina nos espaços decisórios e de poder; a ausência das mulheres nas esferas institucional e política; o fato de as mulheres historicamente serem relegadas ao ambiente doméstico em relações marcadas pela subordinação a pais, maridos e filhos.

Todas essas questões são ponto de partida para as atividades do Parlamento Jovem em 2018. Como acontece em todos os anos, o tema foi dividido em três sub-temas, a fim de orientar os estudos e o debate: Violência doméstica e familiar, Violência nos espaços institucionais de poder, Violência e assédio sexual.