Ivair Nogueira (deputado estadual PMDB/MG)

Ivair Nogueira (deputado estadual PMDB/MG)

A Várzea das Flores foi novamente assunto durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG. A represa é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 10% da Grande Belo Horizonte.

Apesar de sua importância, o manancial sofre há pelos menos três décadas com ocupações irregulares e as consequências disso: contaminação por esgoto, corte da vegetação, queimadas, destruição de nascentes, lixo, entre outros problemas. Uma das denúncias levantadas na reunião é de que até o esgoto da Penitenciária Nelson Hungria, em Nova Contagem, é despejado no reservatório.

Diante disso, a desapropriação pelo Estado de toda a área no entorno da Represa de Vargem das Flores (ou Várzea das Flores, como também é conhecida), na divisa entre Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi uma das alternativas apresentadas como solução para a acelerada degradação da região.

A alternativa da desapropriação de toda a região foi apresentada pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB), em meio à discussão sobre responsabilidades dos vários setores que enviaram representantes à audiência. O parlamentar lembrou que assim foi feito na região do reservatório de Rio Manso, também na RMBH, com resultados positivos.

“Sem uma força-tarefa para cuidar do problema, vamos continuar nos reunindo nos próximos anos e não vamos chegar em lugar nenhum”, afirmou, em tom de desabafo. A região do Rio Manso é hoje uma reserva ecológica da Copasa, com 67 mil hectares de matas bem preservadas, contra pouco mais de 12 mil hectares da APA de Betim.

Dezenas de moradores também foram à audiência cobrar a melhoria da infraestrutura na região. Muitos deles, apesar de morarem próximo a um reservatório de água, não contam com abastecimento de água e coleta de esgoto.